Nosso Blog

Acompanhe nosso Blog

Medicina do Sono

 

 

O quarto é o “templo do nosso sono”

Devemos manter o quarto em uma boa temperatura, sem barulhos externos ou de aparelhos de som, e sem luz alguma, o que implica em NÃO TER TELEVISÃO no quarto. A TV prejudica o sono de várias maneiras: sua luz e seu barulho prejudicam a entrada em sono (lembre-se que a melatonina, substância que induz ao sono, é produzida no escuro) e, caso o programa em questão seja interessante, estimula a atividade intelectual quando deveríamos estar nos preparando para dormir.

 A cama foi feita para dormir

Devemos “treinar nossos cérebros” para dormir na cama e ficar acordado fora dela. Assim, devemos reservá-la somente para dormir e namorar. Não devemos estudar, trabalhar, ver televisão, ouvir som, comer, discutir problemas, nem pensar neles, na cama.

Tenha hora regular para deitar e levantar

O horário regular de deitar-se e levantar-se é necessário independentemente da quantidade de sono obtido na noite anterior*.

Um erro comum é pensar que dormindo durante o dia recuperaremos a noite mal dormida do dia anterior. Isso somente perpetuará um erro, pois o “preço” será novamente cobrado na noite seguinte, pois não teremos sono no horário habitual, pois “gastamos o sono” durante o dia. Da mesma forma, prolongar o sono pela manhã, levantando mais tarde que o habitual, é prejudicial.

Um cochilo de, no máximo, vinte minutos após o almoço pode, por sua vez, ser saudável.

Faça exercícios físicos

A atividade física favorece a profundidade do sono, desde que feita à tarde, pois, quando realizada no período noturno (após as 19h) ela o prejudicará e pela manhã não terá muito efeito sobre o sono noturno*.

Levando-se em consideração que o exercício físico aumenta a temperatura corporal (momento em que ficamos menos propícios a dormir) e que quatro horas após a atividade atingimos uma boa temperatura para entrarmos em sono, o melhor horário seria por volta das 18h.

Diminua a atividade intelectual à noite

Todo o excesso de trabalho no fim do dia estimula os sistemas de vigília*.

Seja o trabalho que levamos pra casa, seja ficar horas em frente ao computador (trabalhando, jogando ou na internet) prejudica a entrada em sono e a sua qualidade.

Ler um livro “leve” e monótono momentos antes de dormir, por outro lado, pode ajudar a entrar em sono. Lembre-se: isso deve ser feito fora da cama!

A qualidade do sono depende daquela do dia

Durante o dia é importante estimular a vigilância através de atividades físicas ou intelectuais, boa luminosidade*.

Leia mais: www.sbsono.com.br