Calorimetria Indireta

Preparo para o Exame

  1. Jejum de refeições leves: 4 horas;
  2. Jejum de refeições pesadas: 8 horas;
  3. Não ingerir bebidas alcoólicas e/ou bebidas contendo cafeína (café, refrigerante, chá preto, chá mate, chocolate) nas 12 horas que antecedem o exame;
  4. Não fumar por 12 horas antes do exame;
  5. Não fazer exercícios físicos por 48 horas antes do exame;
  6. Dormir pelo menos 8 horas na noite anterior ao exame.
Download/Impressão
Preparo para Calorimetria Indireta

Sobre o Exame

A Calorimetria Indireta é um exame que estima a quantidade de calorias diárias que o seu organismo gasta em estado de repouso, sendo determinado pelo consumo de oxigênio e a produção de gás carbônico. A medida do gasto energético de repouso é o melhor método disponível atualmente para determinar a necessidade energética do paciente, dado este que é fundamental no trabalho de promoção de perda, ganho ou manutenção do peso saudável.

Como o exame pode me ajudar?
Pessoas com metabolismo lento (abaixo da variação normal) têm mais facilidade de ganhar peso, pois necessitam de menor quantidade de calorias ingeridas para o corpo realizar as suas funções orgânicas e de maneira oposta se comportam os indivíduos com metabolismo rápido. Com base nesta classificação do metabolismo e no gasto calórico diário, identificados pelo exame, é possível individualizar o plano alimentar, com estratégias nutricionais focadas ao perfil metabólico de cada paciente, auxiliando no alcance ou manutenção dos resultados esperados no tratamento.

Como o exame é realizado?

O exame é realizado em uma maca, onde você permanecerá em repouso por aproximadamente 30 minutos. Será utilizada uma mascara facial, e você irá respirar normalmente.
Você não sentirá nada durante o exame e o resultado será emitido logo ao término. ​

Open chat
1
Olá!
Gostaria de mais informações sobre consultas e procedimentos?
Clique no botão abaixo!